A cada dia com a evolução tecnológica, faz-se necessário que o profissional de comunicação tenha conhecimento e domine os tipos de mídias existentes no mercado. Antes, cada profissional era responsável por um determinado serviço, de acordo com as atribuições. Hoje, esse profissional deve estar atento a todas as novidades tecnológicas lançadas no mercado para não ficar para traz.
Há pouco tempo, e ainda hoje víamos nas entrevistas individuais e coletivas vários gravadores sendo utilizados. Hoje, alguns ainda sobrevivem, mas vários são os aparelhos disponíveis no mercado (MP3s, IPODs) que desempenham a mesma função e de forma mais segura e com possibilidade de conexão com outras mídias.
Esta mesma situação aconteceu com as máquinas fotográficas analógicas que foram sufocadas pelas digitais. A invasão dos celulares, cada modelo disponibiliza recursos impensáveis até pouco tempo atrás. A informação exige velocidade. O consumidor da notícia, a cada dia, deseja ter som, imagem e texto através de uma única mídia.
Assim diante de todo esse avanço tecnológico chegamos a uma ferramenta da comunicação que contempla o consumidor da notícia que é a Internet. Essa, podemos dizer é um terror para as outras mídias, pois possui um aparato tecnológico que lhe dá rapidez nas informações, imagens, sons e vídeos.
É justamente nessa situação que se encontra o profissional de jornalismo, pois hoje é preciso, que ele, domine as novas tecnologias. Não basta saber construir uma notícia, a partir dos fatos apurados, mas sim obtê-la e disponibilizá-la, através das mídias existentes.
“Os leitores não são mais receptores passivos de mensagens. Eles criam, compartilham e comentam. E eles esperam poder fazer isso também nos sites de notícias”.
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