No dia 22 de março, Dia mundial da água, foi realizado o 11º Seminário participativo de gestão das águas da lagoa de Ibirité. Com o tema “Os aguapés e a realidade da lagoa”, o encontro reuniu, no clube da Petrobrás, prefeitos, vereadores e secretários de várias cidades, além de dezenas de convidados.
Foi apresentado aos participantes a real situação da lagoa, e sobre o principal motivo da proliferação dos aguapés. Segundo os expositores Mauro da Costa Val e a Sra. Cláudia Zanetti, da REGAP/Petrobrás, a principal causa de poluição da lagoa é o esgoto doméstico.
Cláudia Zanetti, disse que os aguapés aparecem, principalmente, em águas que recebem lançamento de esgoto. E que a natureza é sábia, pois a lagoa está utilizando os aguapés, como um filtro para diminuir as impurezas recebidas.
“A construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto-ETE, será a solução para o saneamento básico de Ibirité, pois todo o esgoto da cidade é jogado nos córregos e lançados na lagoa”, afirma o vereador Toninho da Evangelização, membro da comissão de meio ambiente.
Rodrigo Viana, Gerente da Copasa, disse que será preciso identificar todos os pontos de lançamento de esgoto existentes, implantar os interceptores nas margens dos ribeirões e estes, conduzirão todo o esgoto à ETE.
No final do encontro foi apresentado pela Copasa, um vídeo sobre a Estação de Tratamento, que será construída em Ibirité e que a licitação será publicada no dia 14 de abril de 2011.