O vereador Toninho da Evangelização apresentou em junho de 2009, um projeto de lei que visava facilitar a vida dos comerciantes da cidade de Ibirité. O projeto tinha como objetivo conceder um prazo de cinco anos de validade para o alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, com pagamento anual, apenas da taxa de renovação.
Porém, somente na última reunião ordinária da câmara, 14 de dezembro de 2009, o presidente Fábio B. de Araujo colocou o projeto em votação e os vereadores que compõe a base do governo votaram contra. Assim, o projeto foi rejeitado por sete votos contrários contra quatro favoráveis.
Segundo o vereador Toninho, o principal objetivo do projeto era atender uma antiga reinvindicação dos comerciantes. Porém, os "colegas" do legistalivo abriram mão de prestar um serviço à população de Ibirité, apenas por questões políticas. "É vergonhoso quando uma casa legislativa deixa de cumprir uma das suas principais funções que é legislar. É uma pena que o projeto foi rejeitado", afirma Toninho.
O vereador Toninho agradece o apoio recebido pelos vereadores Cícero Metalúrgico, Artuzinho e William Parreira que ocuparam a tribuna e falaram da importância do projeto em favor dos comerciantes.