segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Faculdade de graça em Ibirité.

Após 30 dias em greve e uma intensa mobilização, os professores da Fundação Helena Antipoff, com o apoio do Sinpro Minas, conseguiram que a escola quitasse os salários em atraso e as demais pendências trabalhistas. Numa negociação mediada pelo Ministério Público do trabalho entre os professores e o governo, os direitos trabalhistas dos docentes serão garantidos pelo Estado, que teve de arcar com o passivo, uma vez que a instituição privada que contratava os docentes foi dissolvida.
Outra grande conquista, que envolve não só os professores, mas toda a comunidade, é que com essa luta, a Fundação Helena Antipoff tornou-se totalmente pública e gratuita. Um enorme ganho para a comunidade local e para a educação. A fundação estava sob controle privado (da família do deputado Diniz Pinheiro) e com inúmeras irregularidades.
É importante ressaltar que o compromisso do governo do Estado de assumir o passivo deixado pelo Centro de Pesquisas e Projetos Pedagógicos - CCCP, gestor privado que exercia função de forma irregular, foi firmado após uma intensa luta dos professores e do Sindicato. O movimento também contou com o apoio da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, que realizou audiências, levando ao conhecimento público o problema vivido por professores e alunos da Fundação Helena Antipoff.
A mobilização foi fundamental para encontrar uma saída mais digna para o impasse acarretado pela permanência da iniciativa privada sem critérios e de forma irregular dentro da Fundação. Se não fosse isso, a situação teria que ser levada à justiça, sem perspectiva de resolução a curto prazo.
Sinpro Minas - Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais.
Olá companheiros, esta conquista é única e exclusiva daqueles(a) que brigaram por seus direitos. Os professores e alunos, porém tem uma gentinha querendo tirar proveito. "Depois da onça morta é fácil puxá-la pelo rabo".

Vereador apresenta várias denúncias de irregularidades no Poder Executivo

Após, recesso parlamentar os vereadores de Ibirité reuniram-se, hoje (10/08/2009), às 17:30 hs, em seção ordinária no plenário da Câmara Municipal de Ibirité. Vários projetos foram lidos e na ordem do dia, foi aprovado em 2ª votação o projeto de autoria do vereador Toninho, que prevê a substituição das sacolas de plástico, por sacolas biodegradáveis.
Na tribuna, o parlamentar fez a leitura dos ofícios 062/09 que solicita esclarecimento sobre o pagamento dos 20% do adicional de insalubridade dos funcionários da saúde. Segundo o vereador a prefeitura está efetuando o pagamento correto do adicional, somente para os funcionários que moveram uma ação contra o município e tiveram o pedido deferido. O vereador teve o apoio dos vereadores Artuzinho, William, Cicero, Robson e Ailton.
Através do ofício 063/09 o vereador Toninho solicita esclarecimento sobre o cancelamento do fornecimento do vale-transporte aos funcionários públicos municipais que residem até 2 km de distância da sede da prefeitura. Vários funcionários, ouvidos pelo vereador toninho, afirmam que a prefeitura está utilizando a linha reta como forma de cálculo da distância, consequentemete muitos perderam o benefício. O vereador teve o apoio dos vereador Artuzinho, Wiliam, Cícero e Ailton.
Ofício 064/09, o vereador Toninho solicita o fornecimento de equipamentos de proteção individual para os funcionários da secretaria municipal de meio ambiente, particularmente, protetor solar, para os funcionários que estão expostos diariamente ao sol. Assinaram o ofício os vereador Toninho, Artuzinho, Cícero, Wiliam e Ailton.
Ofício 065/09, o vereador Toninho solicita informações sobre o cancelamento do contrato com a funerária santa terezinha e consequentemente a contratação da funerária pós-vida, para prestar serviços à secretaria de assistência social. Foi solicitado cópias do contrato ou do processo licitatório. Assinaram o ofício os vereadores Toninho, Artuzinho, Cícero, Wiliam e Ailton.
Ofício 066/09, o vereador Toninho solicita informações sobre a locação de veículos particulares (Kombi) para dar suporte a secretaria de saúde do nosso município. Foi solicitado cópias do contrato ou do processo licitatório. Assinaram o ofício os vereadores Toninho, Artuzinho, Cícero, Wiliam e Ailton.
Antes da reunião, o vereador Toninho da Evangelização recebeu em seu gabinete membros do Sind-Ut de Ibirité. eles entregaram ao vereador e também aos demais edis uma carta de propostas da diretoria do sindicato. Durante a reunião, o vereador Toninho solicitou, várias vezes, ao presidente Fábio Araujo, para conceder a palavra aos membros do sindicato. O presidente não concedeu a palavra aos membros do Sind-Ut e também aos membros do Conselho de Segurança Pública - Consep, e foi vaiado pelas pessoas presentes no plenário.